Orçamento Participativo 2010

Mensagem do Presidente


Cara e caro munícipe
Depois da experiência desenvolvida em 2007, com a realização de reuniões públicas descentralizadas que permitiram às pessoas pronunciar-se sobre a acção da Câmara, em 2008 desenvolvemos, com a aprovação da Carta de Princípios do Orçamento Participativo, um modelo de envolvimento dos cidadãos mais ambicioso e reconhecido como boa prática de governação local pela UN-Habitat.
Criámos um modelo de orçamento participativo totalmente inovador a nível nacional, porque atribui aos cidadãos verdadeiro poder de decisão. Um poder que consideramos que não se esgota no momento da eleição de um executivo camarário. Importa, mais do que nunca, decidir em conjunto as questões que afectam os cidadãos no seu dia-a-dia.
Em 2008, os cidadãos aderiram ao desafio e decidiram inscrever no orçamento um conjunto de projectos nas áreas dos espaços verdes, espaço público e acessibilidades - projectos que estão concluídos ou em fase de conclusão.
Considerando os bons resultados que alcançámos o ano passado, neste segundo ano de vida do orçamento participativo da Câmara Municipal de Lisboa voltamos a convidá-lo para participar na decisão sobre a afectação de 5 milhões de euros a projectos que façam a diferença no bem-estar e na qualidade de vida da comunidade.
Proponha. Vote. Nós comprometemo-nos a executar as suas decisões.

O Presidente

António Costa

Comentários

Mensagens populares