Radioamadorismo


O rádio de cristal é um dos receptores mais simples de modulação AM que se pode construir. Não necessita de estar ligado à corrente nem precisa de baterias para trabalhar, podendo ainda ser construído com material relativamente fácil de encontrar.


I – Para construirmos a bobine, necessitamos de uma base cilíndrica, que poderá ser, por exemplo, um rolo de papel de cozinha, onde vamos enrolar o fio de cobre revestido, com sensivelmente 100 a 120 voltas. Este processo deve ser rigoroso, de forma a evitar que os fios se cruzem.

II – Neste clip é efectuada a ligação entre a bobine, a antena e o díodo. Uma vez que o fio de cobre é revestido, temos que lixar as pontas de modo a tirar a capa de verniz permitindo a condução. Para a antena é necessário ter atenção que:
a. Quanto mais alta for colocada melhor.
b. Quanto mais comprida melhor.
c. Quanto mais grosso o fio usado na antena, melhor.
A nossa antena é um fio de cobre com cerca de 15m de comprimento.

III – Para o detector, numa primeira tentativa é melhor utilizar um díodo de Germânio (1N34A), que pode ser obtido numa loja de electrónica. Depois de ter o rádio a funcionar pode testar outros detectores. Os primeiros rádios construídos deste tipo usavam um cristal de Galena, daí o nome Rádio de Cristal.

IV – Neste ponto ligamos o circuito ao auricular de cristal. Esta é a parte do rádio mais difícil de obter. Até agora o mais barato que encontramos foi nesta loja on-line: auricular de cristal. Para os menos puristas, podem utilizar umas colunas para computador normais, ligando-as ao circuito do mesmo modo que o auricular de cristal.

V – Por fim, ligamos a este clip a ligação do auricular, a bobine (depois do fio ter sido devidamente lixado) e a ligação à terra. A ligação à terra é muito importante para o sucesso do rádio. Se estiver a construir o rádio em casa, a melhor opção é ligar o rádio à terra de uma tomada.

Comentários

Mensagens populares