Reciclagem

Sabia q/um litro de óleo alimentar é suficiente p/ contaminar um milhão de litros de água?E se,como alternativa, esse mesmo óleo fosse transformado em biodisel e o utilizasse como combustivel no seu automóvel? Esta já é uma realidade em algumas autarquias do país.

Sintra foi o município pioneiro nesta iniciativa. Desde 2003 q/ desenvolve, em parceria c/a HPEM-Higiene Pública, utilizando o biodisel nas frotas municipais do conselho a iniciativa começou nas escolas e actualmente temos 23 oleões em todo o município... (SÓ!).
Embora se estime q/a nivel nacional apenas 4% do óleo usado seja reciclado, "Sintra tem obtido bons resultados, recolhendo em média 2 650 litros de óleo por mês"...(SÓ?).

Coimbra, em 2008, foram colocados pelo menos 31 oleões pelas freguesias. "Este é um projecto muito sustentável, além de diminuir os resíduos existentes, aumenta os ganhos a nivel ambiental".

Autarquia de Penacova, arrancou em Novembro de 2007. "Está ainda em fase de implementação a distribuição de cerca de 30 a 40 oleões pelo concelho"

"Ericeira Recicla" arrancou "há 3 anos, através de uma recolha de 53 establecimentos e Oleões de Rua, colocados nos diversos Ecopontos da (FREGUESIA)",segundo o presidente Joaquim Casado. E acresenta: " Denota-se ultimamente uma intensificação na colaboração das pessoas, levando a q/actualmente recolhamos entre 4 a 5 Mil litros de óleo por mês.

Atencão a esta ultima.

Também em 3 (FREGUESIAS) do Conselho de Moura a campanha teve início no Verão passado. Tudo começou c/uma campanha de sensibilização porta-a-porta: "Explicamos ás pessoas as desvantagens de deitar os óleos usados pelo o cano e ensinámo-las a respeitar o ambiente."Foi então que nasceu o "Ólito", uma mascote em pinga de óleo, q/a JUNTA deu a conhecer aos moradores. Além disso, por cada 5 litros de óleo entregue a cada habitante recebe um presente simbolico: uma T-shirt c/a mascote

Comentários

Mensagens populares