JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE FOI NOMEADA PARA O PRÉMIO ROCK IN RIO ATITUDE SUSTENTÁVEL

JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE FOI NOMEADA PARA O PRÉMIO ROCK IN RIO ATITUDE SUSTENTÁVEL 





Escolhida por um Conselho de Notáveis, entre todas as Juntas de Freguesia do País. 

Como tem vindo a ser anunciado na comunicação social, o projecto social do Rock In Rio 2010, sob a temática do desenvolvimento sustentável, criou o prémio Rock in Rio Atitude Sustentável com o intuito de homenagear pessoas e organizações que se distingam pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida da comunidade, ao nível local e nacional, ao exercer uma actuação consonante com os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e económico). 
Uma das categorias deste prémio pretende premiar a Junta de Freguesia que se destaque na área do desenvolvimento sustentável da sua comunidade. Assim, um conjunto de individualidades escolheram 3 Juntas de Freguesia, entre elas a Junta de Freguesia de Carnide!
Esta nomeação é um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido não apenas pela Junta de Freguesia de Carnide mas por todos: instituições locais e população em geral! Esta nomeação reconhece e valoriza os que demonstram inovação e feitos consideráveis na persecução da sustentabilidade. 
A partir de hoje e até ao próximo dia 15 de Março esta aberta a votação. 


Carnide merece este estímulo e este reconhecimento! Se também concorda não custa nada: vote e passe a palavra! 
“CARNIDE, A CIDADANIA SAÍU À RUA 
Carnide é uma freguesia do concelho de Lisboa, com cerca de 21.000 habitantes.A Junta de Freguesia destaca-se pela sua actuação na área da Gestão Participada. Para além do Orçamento Participativo, aposta na proximidade e na inovação. Recentemente lançou o desafio às instituições locais e à população em geral para entregarem um sapatinho com um desejo colectivo para a Freguesia de Carnide, recuperando a velha tradição de Natal. “Um desejo concretizável em 2010... Um desejo... Uma obra... Um projecto... Uma acção...”. Os sapatinhos deram origem a uma exposição de rua que atraiu as atenções. A Caravana da Cidadania (“A sua Junta no seu bairro”) é um atendimento descentralizado onde os moradores podem obter informações, apresentar propostas e sinalizar problemas. A junta de Freguesia participa ainda na dinamização de Grupos Comunitários e assinala a comemoração do “Dia do Vizinho” com diversas actividades colectivas. Este trabalho de promoção da participação cidadã foi distinguido pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa. No futuro espera vir a criar uma “Casa da Cidadania”. A Junta de Freguesia destaca-se ainda nas iniciativas direccionadas para os idosos (criou um Gabinete com esse objectivo e dinamiza o grupo de Solidariedade de Gerações, com voluntários e instituições). Criou a Academia Sénior enquanto espaço de intercâmbio de saberes e uma oportunidade de combate ao isolamento. Dinamiza o Mês do Idoso, a Marcha Popular dos Avós, uma Colónia de Verão para os Idosos e o Fórum do Idoso, com o objectivo de promover o debate em torno da problemática do envelhecimento saudável. A Junta de Freguesia atribui ainda prioridade aos espaços públicos, onde a criação de Campos da Malha são apenas um exemplo. Ao nível da comunicação, edita um galardoado Boletim Informativo (prémio "O Associativismo na Informação Autárquica", atribuído em 2009 pela Confederação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto) e investe na promoção on-line.” 
In texto do projecto Rock In Rio
Os Meus Parabéns


Comentários

Mensagens populares