ASA Associação do Socorro e Amparo-Carnide


A ASA – Associação Socorro e Amparo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social I.P.S.S .que, há mais de setenta anos, desenvolve a sua actividade em prol da população, especialmente junto dos extractos sociais mais carenciados.
Fundada, inicialmente para servir de abrigo a raparigas abandonadas e em risco, tem visto os seus objectivos evoluírem, acompanhado de perto a evolução da sociedade portuguesa no geral e as necessidades da freguesia de Carnide, em particular.
A ASA é, assim, hoje, uma instituição particular de solidariedade social na plena acepção da palavra, concentrada no apoio ao desenvolvimento dos extractos mais jovens da população (creche e jardim de infância e ATL).
Dirigida a um universo social vasto, ou desejavelmente global, a ASA não esquece as profundas dissimetrias sócias existentes.
A ASA assume os objectivos gerais educacionais definidos nas ordenações curriculares para a educação Pré-Escolar, tendo, para tal aprovado em regulamento bem como normas de funcionamento que sendo, revistos anualmente são facultados aos Pais e aos educadores sempre que solicitados.
Neste momento a ASA acolhe cerca de 120 crianças dos 4 meses aos 10 anos. Dado tratarem-se de algumas crianças desfavorecidas e/ou em risco, muitas delas são encaminhadas através da Segurança Social e/ou Santa Casa da Misericórdia com quem a ASA tem um acordo de cooperação.
A Instituição tem espaços diferenciados adequados, como:
Três salas de dormitórios para Creche.
Uma sala de gatinhar.
Uma sala para os 18 meses.
Uma sala para os 2 anos.
Uma sala para os 3 anos.
Uma sala para os 4 anos.
Uma sala para os 5 anos.
Todos os espaços estão equipados com material de acordo com a respectiva idade e função.
Existem ainda casas de banho para crianças e para adultos, dois recreios, um deles com parque infantil.
A ASA funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 às 19:30 h todos os meses do ano, excepto em Agosto que encerra para férias.
Nas salas estão sempre presentes a Educadora da sala e uma Auxiliar de Educação – acompanham as crianças também nos serviços de refeitório, dormitório e actividade de recreio.
Todas as refeições são confeccionadas na cozinha da instituição e servidas no refeitório, tanto para as crianças como para todos os colaboradores.
A música faz parte das actividades extra-curriculares.
No próximo ano irá ter a sua capacidade aumentada porque já esta a decorrer obras de ampliação com capacidade para cerca de 30 meninos aproximadamente.

Comentários

Mensagens populares