Mini Cascata na Estrada da Luz

Hospital dos Lusíadas é a mais recente unidade de saúde da cidade de Lisboa mas quando o projectaram nunca pensaram que um dia nas suas imediações pudessem ter belas cascatas como esta.
Ele próprio poderia utilizar esta foto como capa de uma brochura sobre as suas imediações
O que se tornaria uma mais-valia.
Mas como a àgua da mini cascata está a verter para a Estrada da Luz resolvi dar uma ajuda à Autarquia de modo a utilizar/aproveitar a água que escorre para a via rodoviária.
Por isso aqui vai o raciocinio!
-Como calcular a vazão para uma cascata?
Uma das melhores maneiras de calcular a vazão de uma cascata é fazendo um teste prático. Estando o projeto pronto, você poderá realizar uma simulação utilizando uma mangueira de jardim. Conecte a mangueira na torneira e coloque a saída da mangueira no lugar em que a água deve verter na fonte, na altura correta. Ligue a torneira, e ajuste por esta mesma torneira o efeito da fonte/cascata. Quando a quantidade de água jogada estiver do seu agrado, pegue um balde de 5, 10 ou 20 litros (ou outro volume conhecido), e marque o tempo que leva para encher este balde. Possuindo o tempo e o volume exatos, podes calcular a vazão.Vazão é igual ao volume divido pelo tempo.Exemplo: - para altura de 1,5 metros (diferença entre nível e saída dágua);- balde de 20 litros;- 30 segundos (ou 0,5 minutos);- vazão em 40 litros por minuto (ou 2400 litros por hora).Sabendo que a vazão necessária é de 2400 litros por hora para a altura de 1,5 metros, devemos olhar no gráfico fornecido pelo fabricante de bombas, a vazão nesta altura. No caso das bombas Resun, podemos considerar:Flow 4000 = 2000 litros por horaFlow 4800 = 3500 litros por hora A Flow 4000 ficaria um pouquinho aquém... e a Flow 4800 ficaria além. Podemos optar por abaixar a altura de forma a atingir a vazão extra de 400 litros com a Flow 4000, ou optar pela Flow 6000 que terá capacidade de sobra e ainda abastecerá uma filtragem (pode ser um UV ou filtro mecânico). @BomNorte2010

Comentários

Mensagens populares