Sismo de magnitude 6 na escala de Richter em Portugal dia 17-12-09


À 1:37 da manhã de hoje aqui no Parque Colombo e em Lisboa  foi registado um sismo de magnitude 6 na escala de Richter em Portugal Continental, com epicentro a cerca de 100 quilómetros do Cabo de S. Vicente. Em Lisboa, o abalo foi bastante sentido e durou alguns segundos.
O sismo foi sentido em vários distritos do País, com maior intensidade no Sul. Na capital portuguesa, o abalo foi fortemente sentido em andares mais altos, que "baloiçaram" durante cerca de 10 segundos.
O Observatório de Afonso Chaves, do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, confirmou ao Negócios o registo dos abalos.
O "Straits Times", citando o Instituto Sismológico de Espanha, noticiava que o abalo sísmico teve magnitude de 6.3 na escala de Richter, com uma profundidade de 58 quilómetros, e que atingiu o Sul de Espanha e Portugal. A agência espanhola Efe confirmava a mesma magnitude e profundidade, citando o Instituto Geográfico do país.
O Instituto de Meteorologia (IM) informava no seu “site” - que esteve em baixo durante quase uma hora, possivelmente devido ao elevado número de tentativa de acessos - que “no dia 17-12-2009 pelas 01:37 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 6.0 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S. Vicente”.
Na página das actividades sísmicas do "site" do IM podia observar-se a ocorrência de réplicas, tendo sido foi novamente registado um sismo pouco depois, às 02:11, com epicentro no mesmo local, e também às 02:19 na Ilha da Madeira.
O Instituto de Meteorologia deu ainda conta, às 2:57 e às 3:09, de novas réplicas a SW do Cabo de S. Vicente.
No entanto, às 3:32 de Lisboa, o IM já tinha retirado da página das actividades sísmicas as ocorrências após a 1:37 e acrescentava que o sismo era de grau IV/V.
O comunicado do Instituto de Meteorologia foi depois actualizado, com a informação de que "este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido em todo o território do Continente, verificando-se que a intensidade máxima foi de V (escala de Mercalli modificada) na região de Lagos e Portimão". "Até ao momento foram registadas cinco réplicas de menor magnitude", revelava o IM.
Às 2h26 de Lisboa, o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Universidade dos Açores, pertencente ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, referia no seu "site" que "a rede sismológica dos Açores registou hoje, pelas 00:40h (01:40h UTC) um sismo com magnitude aproximada de 6.0, com epicentro no mar, a SW de Portugal Continental. O evento foi sentido em várias zonas do país não havendo notícia de quaisquer danos ou vítimas até ao momento. Este sismo tem sido seguido de algumas réplicas de menor magnitude".
De acordo com o "site" do Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o sismo teve uma profundidade de 30 quilómetros e teve epicentro no mar, a 127 quilómetros a Sudoeste de Lagos e a 243 quilómetros a Sul de Setúbal. No "site" deste Centro, muitas testemunhas portuguesas e espanholas têm estado a relatar a sua experiência.
Os comentários têm-se sucedido um pouco por todo o lado, como é o caso do Twitter ou do Faceboook. No fórum Caldeirão da Bolsa, os utilizadores referiam que tinham sentido o sismo um pouco por todo o país.
Saliente-se que, na escala de Richter, uma magnitude entre 6 e 6.9 pode ter como resultado no epicentro a queda de edifícios e fendas no chão.
Não sabemos o quanto o Bairro de Carnide terá sofrido com o Sismo,







Comentários

Mensagens populares