As mãos de Cândida Costa Cortes!



Encontrámo-nos por mero acaso, abriu-me o portão  e falámos um pouco!
Explicou-me que tinha um gosto especial por alecrim,  e confessou-me que todos os dias fazia um pequeno furto  cortava um pouco de alecrim que leva na sua mala , pois  adorava o seu cheiro.
Perguntei-lhe quem era?
Ela respondeu-me a sorrir.

-Sou uma pessoa discreta.

Sei que nasceu a 18 de Novembro de 1927, em Almodôvar uma vila do Baixo Alentejo.
Esteve na Emissora Nacional  e contou-me algumas histórias da sua já longa vida.

Uma das quais era sobre uma vez em que  estava em Israel , não me lembro  se a senhora me disse  se foi anterior  a 14 de maio de 1948, data em que  foi criado o Estado de Israel, ou  se já foi posterior à criação deste Estado?
Mas a data pouco interessa para a história!
Ela queria  tirar uma foto junto com  um Árabe que segurava o seu camelo e como era normal o mesmo foi renitente talvez pensando" O que vale o homem ganhar o mundo, se vier perder sua alma"Justificando assim o seu medo para a fotografia?
Mas palavra puxa palavra e depois de alguma persistencia o senhor lá concordou  mas com uma condição em troca da fotografia ela tinha que lhe dar um pouco do  perfume que Cândida usava.
 Prontamente ela concordou  Para  resgatar o seu pagamento o senhor regressou com um copo  completamente partido mas com o fundo intacto para colocar um pouco do tal liquido milagroso , que nessa altura serviu de moeda de troca para que fosse tirada a bendita fotografia.
Mais historias me contou!
Mas como ela própria diz:
"Para a próxima vez se seguirão mais alguns passos de um longo percurso".Um bem haja para Cândida Costa Cortes do teu amigo
Bom Norte

Comentários

Maria Julia disse…
Fundo intacto de um copo completamente partido, para levar o líquido milagroso????
Não entendi, esta história, deculpe!!!

A D. Cândida, furtava alecrim e por isso, cheirava bem? De facto o alecrim é bem cheiroso, mas e de onde veio o líquido milagroso?

História interessantes e continue, mas por mim, pedia-lhe, que se explicasse melhor, tá?

Obrigada.

Maria Júlia.

Mensagens populares