Feira da Luz está a começar!


♪ ♫ ♪ ♪ ♫ ♪ Tu Vuo' Fa L'Americano
Mmericano Mmericano
Siente A Me Chi T'Ho Fa Fa
Tu Vuoi Vivere Alla Moda
Ma Si Bive Whisky And Soda
Po' Te Sente 'E Disturba' ♪ ♫ ♪ ♪ ♫ ♪

É sempre assim

Uma música diferente. Um top por ano!
Entrei no recinto da feira
E por entre bancas sinto cheiros que somente eu sinto.
Bancas e barulheira são uma constante nesta e em todas as feiras
Lérias que se contam véus que se descobrem
Verdades que se encobrem
Tachos e passadeiras brinquedos e borracheiras
Sinto que é a sardinhas que cheira!
Olha o DVD! Filme Recém-Chegado
Em Hollywood foi gravado.
Carteira Louis Vuitton
Grita a cigana à boca cheia que se ouve na feira inteira.
Mas assim que passa a autoridade!
A cigana conta outra verdade
E muda logo o pregão
É perigoso. È contrafacção diz a cigana escondendo a carteira no meio do chão

Pipocas. Farturas .Torrão de Alicante.
Olho ao fundo e vejo o poço da morte.
O carrossel está vazio
Está um menino sentado num carro ao volante
E uma menina ao fundo sentada no elefante.
E eu?
Estou feliz. Estou radiante!
Mas onde estou eu agora?
Vivo uma loucura de vida que me castiga
E me tortura o que sou e o que os outros são
E no espírito da feira que acontece um mês por ano
Olho os rostos dos feirantes. Eternos viajantes
Vivem por entre bancas e saltam barreiras
Vida errante. Não ganham o bastante

Para essa vida abandonar.
Reparo na beleza dos vasos e das flores plantadas
Que na entrada da banca a senhora rega!
Limpa e alisa a terra.
À espera de alguém que o queira levar
Nas vergas revejo e vejo o artesão que entrelaça a verga
E cria arte com o saber e destreza da sua mão.
Quer ler a sina!
Um futuro risonho se adivinha.
Sorri para mim uma cigana errante que por os trilhos do jardim caminha.
Um homem numa esquina que um lençol destapa

Um Bebe dorme
A mãe almoça. Rapariga jovem. Com um ar de idosa
Perante tanta magia e cor.
Existem sons que me despertam para a vida
Sons que me Levam a esquecer por breves momentos os Pensamentos tristes
E transformam esses mesmos pensamentos em pensamentos com alegria

As pessoas chegam em bandos
Bandos que me fazem lembrar os pássaros
Pássaros que salpicam e pintam o céu numa cor
Que muda o azul numa cor que me agonia

Meninos da Luz com as borbulhas com pus
Com as suas belas fardas engomadas
E brilhantes espadas embainhadas
Que cobiçam as iguarias
E por entre barrigas vazias
Imaginam o derreter e a textura
De um doce que os faz tremer e gemer
De tanto prazer pensar

Junto ao poste do candeeiro
Encontra-se o soldado Domingos Janeiro
Amor novo se trata
Está nervoso e treme que se farta
Nem nota que o seu novo amor se aproxima
E menina traquina que é.
Tapa-lhe os olhos
E aos ouvidos lhe sussurra
TU!TU! Quem sou eu?
Não sei o que me deu.
Mas por entre cheiros que inalo
E sabores que me convidam
Percorro a feira com um olhar
Que parece que a feira é minha e não tua!
Feira antiga que guarda segredos De casais enamorados
Pela vida separados! E que nunca o Amor irá juntar!
Zangas e desavenças
Pregões e crenças. Palavrões que ouço e não quero recordar

Mas o encanto que me recorda e não me passou do largo
Vive feliz e verte água no chafariz!
Água fresca que refresca. Sangue que lavou e sarou
Eu gostava que ele fosse só para mim
E da sua água só eu pudesse beber
O primeiro impulso é sempre o curso da água para o ribeiro
Encanta e faz-me escrever
A feira da minha infância
Estrada sem circulação
Que só tu podes percorrer
As bancas alinhadas
Dispostas com simetria
Bancadas que o caminho guia.
Marcadores! Tachos e cobertores
Pagas um e levas dois
Olhe que lindo que é
Contas querem fazer
Somas e subtracção
No final já nem te lembras
Dois vezes dois quantos são?
Ficas desconfiado! Enganado!
É a feira!

Esqueço as críticas e a sujidade
Por entre mentiras e verdade
Chega a hora da procissão
Atenção aos peregrinos que queiram entrar na procissão
Não se esqueçam que as ruas e as janelas estão enfeitadas
Para a passagem do Andor seja salpicado de Amor
Na igreja que respira devoção
Está repleta de fieis
Cheira a suor e a naftalina
Cheiros que se misturam com a parafina
Fumo de velas que as almas iluminas
E tu rezas para as poderes salvar

Por entre ameixoeiras
Que se transformaram em sebes
Relva que rebolas. Namorados que entrelaçam os seus corpos
Amor que não persegue
Ainda resistem à procissão
Idosos que nas cartas encontram a devoção
Olhar matreiro para o parceiro
Sr. Armindo que batota!
Após esta descrição
Em que eu tento a feira descrever
Espero que entre o pouco tempo
Arranjes tempo
Tempo para que possas me vir ler


♪ ♫ ♪ ♪ ♫ ♪ Tu Vuo' Fa L'Americano
Mmericano Mmericano
Siente A Me Chi T'Ho Fa Fa
Tu Vuoi Vivere Alla Moda
Ma Si Bive Whisky And Soda
Po' Te Sente 'E Disturba' ♪ ♫ ♪ ♪ ♫ ♪


@BomNorte

Comentários

Mensagens populares