O Artesão do Mundo que vive triste e imundo!




Sim! Sou um artesão
Ajudo a concretizar os sonhos dos outros!
E os meus sonhos,
Onde estão?
Já há muito que os abandonei
Emigrei!
Andei escondido em abrigos.
Fugi e nunca falei!
Estive doente, febril, abandonado
Até por vezes torturado
Fui estrangeiro sem passaporte
Vesti camisa e um capote
E quando dizia que padecia
Diziam com ar de troça para mim
Se queres trabalhar, Fica!
Se queres trabalho, Parte! A doença não debilita.
Deixei a família perdida
Sinto até que errei!
Mas não queria ser mendigo!

Queria antes ser Rei.
Mas estou sempre presente
Numa nova construção.
Moldo o aço com a minha mão!
Dou pontos e entrelaço
Sou sabedor do que faço
Não sei ler mas compreendo!
Vivo incógnito sujo e posto de lado
Marginalizado pela sociedade
Olhado de lado.
Talvez culpa da Nação que não me deu educação!

Crio forças contra naturais! Barreiras artificiais! Edifícios majestosos.
E durmo aonde?
Pior que o gado nos currais!
Em contentores apinhados empilhados em quintais!
Sou um trabalhador errante. Português ou Emigrante.
Não sou uma variante! Muito menos uma consoante!
Sinto-me por vezes oscilante
Vagueio e estou fragilizado!
Cansado de comer pão, arroz e feijão!
E no meio de tanta entremeada, perco o fio à meada.
Estou bêbado E um pouco trôpego.
Trabalho num arranha-céus em que o vento é de Levante
Abdico da segurança mas ainda me resta a esperança
De uma obra comandar!
Chefe de equipa. Capataz. Encarregado!
Tanto faz!
Só quero ser chefe!
Basta! Não quero ser índio!
Estou farto da repressão!
Vou mostrar do que sou capaz.
E no meio da confusão, caio
Zás-trás-pás!
Sinto que sou um pássaro brilhante
Flutuo como uma pena
Sinto o relógio a retroceder!
Os segundos passam e as décimas ultrapassam
Mas quando olho para o chão
E a distância se encurta
E o tempo, uma curta fracção
Sinto os meus olhos a pingar
Uma lágrima que explode no chão!
Morro e volto a Morrer
E a negligência está sempre a acontecer
E a fiscalização?

Não está cá para ver!
@BomNorte2010

Homenagem a quem constrói!
E o meu descontentamento por quem facilita! Destrói! Complica! E por vezes até irrita! !

Comentários

Mensagens populares