A Viagem. O reconhecimento?



Por vezes olho! Reparo!
E dou por mim a pensar:
Será este o meu destino?
Será que o meu trabalho se resume a nada?
A minha mocidade! A juventude!
Reparo em alguém que está sentado à minha frente
Homem de idade! Composto! Dormitando!
Talvez cansado? Talvez Sonhando?
O banco ao lado do seu encontra-se vago! Não existe já ninguém para o ocupar.
A reforma é curta!
Sim é mesmo muito curta! Tão curta que quase parece não existir!
E o que eu faço para subsistir?
Contas! Restrições!
Contas de subtracção e de divisão!
A culpa é de quem?
De todos!
O que me preocupa não é o grito dos maus. é o silêncio dos bons!
Os seus dedos passeiam por cima do seu relógio Cauny Major, com o inconfundível ponteiro vermelho. A bracelete demonstra múltiplas furações! Fruto de já muitos anos se passaram desde o dia que o comprou!
A camisa de Xadrez! Talvez comprada nalgum armazém Chinês? Foi a sua única filha que lhe ofereceu!
Depois disso nunca mais ela lhe apareceu!
Coitada! Tem a sua vida! Outro companheiro! Alguém para com ela dividir o seu dinheiro!
Os óculos! Já não são a perfeição! Mas comprados na Optivisão!
Desconto igual à idade! Aproveitei! Era verdade! Pelo menos acho que é ?
A boina é o meu acessório que não dispenso! O sol está forte nesta altura e pode me dar uma tontura.
Tontura da idade! Já não tenho vaidade! O tempo já me levou tudo!
Mas poderia a ter tirado! Questão de educação! Predicado! Hoje em dia nada é pecado.
Só me resta o sobretudo!
Mas como o calor hoje é forte! Hoje traga o casaco o que é a minha sorte!
Costuma a tradição dizer!
O que protege do frio! Protege do calor!
Objectos pessoais que nos marcam,.
Depois de esta minha inspecção!
Será que posso ajuizar!
Será feliz o senhor? Seja ele quem for!
Acordou e cumprimenta-me!
Senhor idoso que é! Respeita a tradição.
-Vou sai na próxima! Bom Norte!
-Boa Tarde emendei.
Ele sorri e levantando o chapéu repete outra vez.
-Bom Norte! E bem-haja.
Abandona a carruagem.
A porta fedia-se e sigo viagem!
@BomNorte2010

Comentários

Mensagens populares