Uma mudança de 360 gruas, um olhar captado pelas lentes amadoras.
A fotografia e a palavra usada como recurso para melhor representar as acções e os factos
A velocidade do obturador ou tempo de exposição está directamente relacionada com a quantidade de tempo que a sociedade leva para assimilar a mensagem que pretendo passar a luz por vezes artificial oculta a verdade e a mentira desenha na luz a resposta que quer passar.
Pergunto ao prisma se ele consegue separar a luz e mostrar-me as verdadeiras cores do espectro?
A verdade desvia-se. A mentira voltou a fazer das suas: desta vez, deixou-me um cheirinho de um passado irreconhecível.
Os meus calcanhares ganham à rua. Calcetaram o pavimento dos pobres que vivem na rua.
Atiro pedras à burguesia. Mas fraca se tornou a minha pontaria.
Ficam as provas. As fugitivas imagens sentindo que são barradas refugiam-se da mira da objectiva.
Click. Click. Onomatopéias que as imagens te oferecem.
BOM NORTE IMPROVEMENT 360º
Inauguração quinta-feira, 5 de Janeiro de 2012 às 18:30 no Espaço Bento Martins (Largo das Pimenteiras nº 6 - Carnide)
Encerramento na Terça-feira, dia 17 de Janeiro de 2012 às 18:30
De 5 de Janeiro a 17 de Janeiro de 2012
Uma exposição fotográfica Sob as lentes amadoras de Bom Norte, Teresa Silva e Sandra Torres.
Com a colaboração da: Junta de Freguesia de Carnide., da Alphabetum edições literárias e de MSN “Na sua mão”.
Biografia dos participantes:
Bom Norte
Nasceu em 22 de Agosto de 1963 Carnide - Lisboa
Começou a desenhar aos três anos, aplicando a sua arte de desenho à tatuagem nos anos 70.
Em 1998, tornou-se inventor, registando uma patente de modelo de utilidade nacional com o Nº 9159: "Abastecimento de energia eléctrica aos Contentores através de sistemas Foto voltaicos", patente essa registada no (INPI).
Teve uma participação na Exposição coletiva “Jovens Pintores de Domingo”, iniciativa do Diário de Noticias.
Teve como hobbies o Radioamadorismo, tendo alguns conhecimentos básicos de electrónica.
No Verão de 2007, participou no documentário do realizador brasileiro Sérgio Oksman, que nasceu no Brasil em 1970 e estudou jornalismo em S. Paulo.
Oksman vive atualmente em Espanha, onde trabalha como realizador de documentários (“Gaudí na Favela” e “Mengele: A Sombra do Anjo”). Ficando seu amigo, ajudou-o a encontrar os locais onde poderia fazer um bom documentário sobre a vida da fadista Mariza, para o canal de televisão Biography Channel intitulado “Mariza My Fado”.
Em 2010, tem um texto seu publicado no livro “Cresci Com a Poesia”, – de Dina Ventura.
Em 2011 Organizou no Centro Cultural de Carnide.
um Workshop com uma exposição fotográfica.
Teresa Silva
Nasceu em 21 de Agosto de 1972 no Cartaxo
Cedo descobriu a paixão pela rádio ou pela telefonia, como gosta de lhe chamar, e onde fez carreira.
No seu currículo, conta com trabalhos para o programa “Toda a Verdade”, da Sic Notícias, para os canais Panda, Odisseia, História, Discovery Channel e Biography, da TV por Cabo.
Na universidade Aberta – onde foi apresentadora do programa “Entre Nós” – deixou também o seu cunho e a sua voz e imagem foram transmitidas através da RTP 2, RTP Internacional e RTP África. No Rádio Clube Português, foi locutora do programa “Tudo é Possível” e, atualmente, é uma das locutoras e animadoras da Rádio Sim, do Grupo R-COM, Rádio Renascença.
Fez campanhas publicitárias para a TAP, Sanyo, Multiopticas, Cuétara, Tv Cabo, editora Leya, Câmara Municipal de Almada e Miele, entre outras marcas.
Mais recentemente, deu a sua voz a audiobooks da escritora Fátima Marinho, ao site da autora http:///www.fatimamarinho.com/ e ao espectáculo Gromiti, que esteve em palco no Pavilhão Atlântico, onde desempenhou a Mãe Natureza.
Paralelamente à actividade radiofónica, dá formações, palestras e conferências na área da voz, do discurso e da rádio através de parcerias com diversos organismos, escolas e empresas.
Sandra Torres
Nasceu em 17 de Fevereiro de 1982. Coimbra (actualmente a residir em Lisboa)
É licenciada em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e pós-graduada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Católica de Lisboa.
É jornalista há seis anos. Começou por trabalhar em imprensa escrita mas, em 2006, iniciou o percurso na área do jornalismo televisivo.
Nos últimos anos tem dedicado especial atenção ao Jornalismo de Causas. Nesse âmbito, cumpre destacar a sua intervenção como repórter e redatora do magazine “Consigo”, um programa emitido na RTP2, que aborda a temática da deficiência e apela para a urgência de uma sociedade inclusiva.
Nas funções de jornalista e guionista, tem também integrado a equipa de vários programas, emitidos na estação pública, nomeadamente o mediático talk-show “5 Para a Meia-Noite”.
Gosta de pessoas, de escrever, de gestos simples em dias complicados, da palavra “sim” e da poesia das palavras, quando são o eco do coração.
Comentários