Quem é Vítor Bom Norte

Filho único de José Joaquim e Beatriz Nunes, nasceu no dia 22 de Agosto de 1963, em Carnide, Lisboa.
Começou a desenhar aos três anos, aplicando a sua arte de desenho à tatuagem nos anos 70.
Em 1998, tornou-se inventor, registando uma patente de modelo de utilidade nacional com o Nº 9159: "Abastecimento de energia eléctrica aos Contentores através de sistemas Foto voltaicos", patente essa registada no (INPI). Teve uma participação na Exposição coletiva "Jovens Pintores de Domingo", iniciativa do Diário de Noticias.
Teve como hobbies o Radioamadorismo, tendo alguns conhecimentos básicos de electrónica.
No Verão de 2007, participou no documentário do realizador brasileiro Sérgio Oksman, que nasceu no Brasil em 1970 e estudou jornalismo em S. Paulo.
Oksman vive atualmente em Espanha, onde trabalha como realizador de documentários ("Gaudí na Favela" e "Mengele: A Sombra do Anjo"). Ficando seu amigo, ajudou-o a encontrar os locais onde poderia fazer um bom documentário sobre a vida da fadista Mariza, para o canal de televisão Biography Channel intitulado "Mariza My Fado".
Em 2010, tem um texto seu publicado no livro "Cresci Com a Poesia", - de Dina Ventura.
Em 2013, lança o seu primeiro livro de Poesia sob o título Bom Norte.

No entanto Iniciei a minha vida artística com:
-Exposição coletiva JOVENS PINTORES DE DOMINGO do Diário de Noticias.
  -“CONHECER BOM NORTE E OS SEUS AMIGOS" Workshop e exposição fotográfica no Centro Cultural de Carnide em Maio de 2011
 -"BOM NORTE EM MOVIMENTO" Organização e exposição de várias fotografias na estação do metropolitano de Carnide em Abril 2011
 -"TRANSIÇÃO 100 DIOPTRIAS" Exposição fotográfica no Pólo Tecnológico de Lisboa, espaço esse sobre a gerência da "Lispolis" em Novembro de 2011
 -"ALGO_DÃO leve gesto solidário" Exposição fotográfica, em dezembro de 2011 e em simultâneo com Transição 100 dioptrias". A convite do Presidente do PSD do Seixal, Dr. Paulo Edson Cunha. Exposição na sede do PSD do Seixal cujo fim foi angariar fundos para as crianças desfavorecidas.
 - "IMPROVEMENT 360º" Em Janeiro de 2012. Exposição fotográfica que decorreu no espaço Bento Martins em Carnide e que contou com a participação da Tuna Feminina da Lusófona e do músico José Carita.
- Em Janeiro 2013 lançamento do livro de poesia "BOM NORTE" na Igreja de São Lourenço de Carnide, uma obra com a chancela da editora ALPHABETUM e com o Isbn 9789898590039~, com a apresentação de Fátima Marinho, música de André Branco
- Em Junho de 2012 Exposição fotográfica no espaço "FOOD & BUBBLES" na Quinta da Luz. Que contou com a participação da banda CAFFEINNA.
- Em Julho de 2012, realização e filmagem do vídeo-livro “POESIA AO VENTO” do poeta Joel Lira.
- Em Agosto de 2012 exposição colectiva como o artista Joaquim Rodrigues (replicas de viaturas municipais) e Bom Norte (Fotografia).
-Em Setembro de 2012 realização do documentário "ESPÍRITO DE BAIRRO" inserido na semana "Olhar Carnide" e de uma exposição fotográfica no Espaço Bento Martins.
-Em Janeiro de 2013 Comemorações dos “25 ANOS DE SACERDÓCIO” do Frei José António, com uma exposição fotográfica na Igreja da Luz
- Em Julho 2013 Exposição fotográfica no Centro Cultural da Malaposta em Odivelas, uma exposição sui generis, em que as fotografias foram trocadas por textos poéticos.
 - Em Setembro de 2013 Lançamento do livro "Senhora da Luz" a convite da Paróquia de São Lourenço de Carnide, pela comemoração dos 550 anos do milagre de Nossa Senhora da Luz.
 -Em Outubro de 2013, conceção de uma peça de teatro baseada no livro “SENHORA DA LUZ".
 -Em Agosto de 2014, conceção de um guião para cinema, baseado no livro "SENHORA DA LUZ".
 -Em Setembro de 2014 filmagem, realização e montagem da longa-metragem, “550 O MILAGRE DA LUZ”, o filme que contou com a participação da gente anónima e não anónima de Carnide. O filme, foi visionado em vários lugares da freguesia e contou com mais de seiscentos espectadores.
 -Em Setembro de 2014 Exposição permanente de doze desenhos da minha autoria, “PERTO É AQUELE QUE SE APROXIMA" na Ermida de Nossa Senhora da Luz, pela comemoração dos 550 anos da construção da ermida em invocação de Nossa Senhora da Luz.
 -Em Outubro de 2014 escrevi a peça teatral "PARNASO O LIVRO PERDIDO DE CAMÕES" , a peça  que conta a história do amor de Luís de Camões, pela Infanta Dona Maria, filha de Dom Manuel I e Dona Leonor.
 -Em Janeiro de 2015 construção do guião, realização e montagem da longa-metragem “NADA SUCEDE POR ACASO” o filme que contou com a participação dos actores Eva Barros e Rogério Rosa, o filme conta a história do milagre de Nossa Senhora da Luz 550 anos depois.
 -Em Janeiro de 2015 criação de guião para cinema da peça "PARNASO O LIVRO PERDIDO DE CAMÕES" 
 -Em 2015 realização do filme "PARNASO O LIVRO PERDIDO DE CAMÕES”, filme que fez parte do programa da Feira da Luz de 2015. o filme que contou com a participação dos actores Eva Barros, Sofia Grilo e Miguel Mendes entre outros.
 -Em Novembro de 2016 “CONCERTO 8 SONETOS DE CAMÕES” o meu primeiro concerto, que foi inserido no Festival “6dias 6sons” realizado no Centro Cultural de Carnide. Miguel Mendes - Guitarra acústica e Voz, José Vasconcelos - Guitarra eléctrica, José da Gama - Percussão e Voz. E a Interpretação de Fernando d'Oliveira e João Ventura Tourão.
 -Em 2016 escrevi o livro “PARÁBOLA DO TEMPO” um Vade-mécum sobre o modo como devemos tentar analisar, sinalizar as fragilidades que o património religioso uma obra ainda não editada.
 - Em Abril de 2016 aproveitando o silêncio da noite e a luz de uma lanterna, e ao abrigo do programa PULSAR, da Junta de Freguesia de Carnide, procedi à pintura de cinco murais num edifício devoluto e emparedado na Rua da Fonte em Carnide. 
 -Em 2016 escrevi o livro “CAMÕES VS BOM NORTE” um livro que retrata um duelo poético entre Vitor Bom Norte e Luis Vaz de Camões. (livro ainda não editado)
 -Em 2016 construção do guião, realização e montagem do filme “AMÉLIE”, filme convidado para o Festival de Curtas metragens de Carnide e ganhador de menção honrosa. Com Fernando d`Oliveira, Catarina Boleto e Mafalda Dias.
-Em 2016, contando com a participação de Fernando d`Oliveira, criamos “Rua do Norte Rádio”.
-Em Setembro de 2016 realização do documentário “CARNIDE UMA VISÃO DE 360º”, um documentário que fez parte do programa da Feira da Luz de 2016. O edificado de Carnide é o principal tema abordado neste documentário.
 - Em Outubro de 2016 realizei a projeção do documentário "Carnide uma visão de 360 graus “no Centro Cultural Franciscano em Carnide, seguida de debate moderado por Fernando d`Oliveira, com os intervenientes:
-Micaela Branco (Arquiteta)
-Hilda Moreira de Frias (Doutora)
-Carlos Inácio (Doutor)
-Pe. Gonçalo Figueiredo (Prior da Paróquia de São Lourenço de Carnide)
 -Em Novembro de 2016 organizou-se a projeção do documentário por alguns locais da freguesia de Carnide tendo também o documentário tendo participado a convite dos organizadores no II COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO, II COLÓQUIO RÁDIO MAIS CULTURA XXII COLÓQUIO DOS OLIVAIS, na Escola Secundária Eça de Queiroz nos Olivais, já em Março de 2017 o documentário foi convidado pelo Agrupamento Virgílio Ferreira, para ser exibido na semana cultural, no dia do Departamento das Ciências.
 -Em Novembro de 2016 e tentando encarar o teatro como promotor da autonomia e autoafirmação de quem o experiencia, escrevi a peça “A MENINA E A ESTRELA” propus o projecto ao  “Lar” Casa Maria Droste, criei um pequeno grupo de teatro com algumas das jovens da Casa, contei com o apoio do actor Miguel Mendes na encenação a peça  foi representada no Natal de 2016.
 -Em Janeiro de 2017, escrevi a peça “A árvore das Amêndoas” para  as Jovens da Casa Maria Droste,  que começaram a percecionar e a valorizar alguns aspectos benéficos decorrentes da anterior actividade teatral, como a consciência da responsabilidade individual na construção de um todo,  o grupo de nove jovens do “Lar” Casa Maria Droste, começaram em Fevereiro de 2017 a ensaiar a peça. “A ARVORE DAS AMÊNDOAS”, conto novamente como o apoio do actor Miguel Mendes.
 -Em Janeiro de 2017, criação de um livro ilustrado baseado na peça “A MENINA E A ESTRELA” (livro ainda não editado).
 -Em Fevereiro de 2017, e respondendo a um convite da Junta de Freguesia de Carnide, adaptei a peça “A ARVORE DAS AMÊNDOAS” e criei um novo grupo de teatro de adultos, que iria estrear a peça “A ARVORE DAS AMÊNDOAS”, versão adulta no Centro Cultural de Carnide em Julho de 2017, no entanto a peça foi transformada em filme que fez parte da programação da feira da luz de 2017.
 -Em Março de 2017, criei a peça “A GERIGONÇA” apresentei o projeto à Fundação Silva Leal  e explicando que através do teatro conseguimos despertar a inspiração e a autenticidade das Jovens e que logo após a apresentação do primeiro espectáculo são elas próprias que passam a ter um maior grau de exigência com a própria representação e a das colegas, criei um grupo de teatro com cerca de 11 jovens do Lar Adolfo Coelho , iremos porventura estrear a peça em 2017, novamente contando como o apoio do actor Miguel Mendes.
-Editei “O CRISTO DE AUSCHWITZ “ em formato eBook pela editora LEYA com o ISBN / 9789892083070.
-Em Abril de 2018 criei e produzi a  peça “O CRISTO DE AUSCHWITZ”, peça que fez parte do programa da Feira da Luz 2018.
-tambem fiz uma exposição de desenhos da minha autoria sobre o holocausto , "MEMÓRIAS DO HOLOCAUSTO - AUSCHWITZ E BIRKENAU" de 1 a 7 de Janeiro de 2019 no Centro Cultural de Carnide 
-Em Janeiro de 2019 criei a peça “Anatomia do Preconceito” que estreou dia 26 de Abril no Centro Cultural de Carnide e que também fez parta do programação  da Feira da Luz em Setembro de 2019.
-Em Dezembro de 2019 criei e produzi a peça “CARTA”, cuja estreia foi no Espaço Bento Martins, em Carnide  dia 20 Dezembro de 2019

Comentários

Mensagens populares